Sertânia: Protagonismo juvenil marcou evento da JSB

Sertânia: Protagonismo juvenil marcou evento da JSB

access_time 10 de novembro de 2017 Este post foi lido 146 vezes

O ato político promovido pelo Diretório Municipal JSB-Juventude Socialista Brasileira mostrou-se um espaço para a consolidação do empoderamento juvenil neste dia 04 de novembro em Sertânia/PE.

O presidente do segmento municipal Gerson Oliveira Neto iniciou o evento destacando a importância do encontro com outros jovens sem vinculação partidária para o enriquecimento do debate através de um movimento organizado que fomente a cultura de participação e a inserção dos jovens munícipes no processo político.

Em seguida, José Antônio, membro do diretório municipal e a militante Camila Barros fizeram uma breve explanação sobre o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13) e o ID Jovem, levando ao conhecimento do público presente os direitos assegurados e que devem ser garantidos por meio da participação social e política.

“O jovem precisa ter conhecimento sobre os seus direitos para que, de fato, possam ser efetivados na prática”, disse José.

“A luta da JSB de Sertânia deve estar pautada em discussões que transforme ideias em políticas públicas para o jovem, não apenas uma política de governo, mas de estado, com estratégias definidas a curto, médio e longo prazo na busca do fortalecimento do papel dos jovens como sujeito de direito para uma sociedade mais justa.” Afirmou Camila Barros.

O jovem sertaniense Arcelon Neto que atualmente reside no Recife comentou sobre a sua experiência no “Parlamento Jovem” na capital pernambucana, descantando a grandiosidade deste espaço como um ambiente republicano de aprendizado e de luta para a efetivação dos direitos das juventudes.

O presidente Gerson Oliveira Neto também falou sobre a relevância da transparência nas ações dos agentes públicos e do papel dos meios de controle e participação social para uma gestão mais democrática. O controle social representa um meio importantíssimo para o fortalecimento da democracia e dos atos de interesse da coisa pública. Portanto, é de fundamental importância que cada jovem sertaniense assuma a tarefa de participar da gestão pública e de exercer o controle social para assegurar o atendimento dos interesses das juventudes. Ressaltou o mesmo.

O prefeito do município Ângelo Ferreira esteve presente no evento junto com vereadores da base do PSB, e destacou a importância do ato onde fez questão de afirmar o seu apoio ao movimento instituído por jovens vinculados ao partido. O prefeito aproveitou a oportunidade para destacar as ações do Governo Paulo Câmara no município de Sertânia e em Pernambuco, destacando a Educação como principal ferramenta para o desenvolvimento social, lembrando que a semente foi plantada ainda no governo do saudoso Eduardo Campos, no qual Pernambuco saiu da última colocação no ranking do IDEB para ter a melhor educação pública do ensino médio no país.

Falou também dos avanços com a interiorização do ensino técnico e superior na Gestão do governador Paulo, assim como do incentivo aos jovens pernambucanos através de bolsas de estudos e de oportunidades de intercâmbio para o exterior, evidenciando o motivo do estado ter atualmente a melhor rede de ensino médio do país.

49a838cd-a6c3-47e5-b0ba-8bb10c73ce35

bea6f56a-aa4d-4edb-8826-79029adff1a7

content_copyCategorized under