Pesquisa aponta o Sport como a maior torcida do Recife

Pesquisa aponta o Sport como a maior torcida do Recife

access_time 31 de janeiro de 2018 Este post foi lido 205 vezes

O Sport é o clube com o maior número de torcedores da cidade do Recife. Foi o que apontou um pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau e publicada em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. De acordo com o levantamento, 33,1% da população da cidade tem o Sport como time favorito. O Santa Cruz aparece em segundo com 24,1%, enquanto que o Náutico tem 11,6%. O número de pessoas que apontaram não torcer para um time de futebol é de 21,2%.

A pesquisa ouviu, ao todo, 624 pessoas nos dias 22 e 23 de janeiro, todos residentes na cidade do Recife, e possui um nível estimado de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais. Portanto, a torcida do Sport pode variar de 29,1% até 37,1% na capital pernambucana, enquanto o Santa Cruz varia de 20,1% a 28,1%. Já o Náutico pode ter uma representação entre 7,6% e 15,6%.

“É uma margem de erro que costumamos adotar em nossas pesquisas eleitorais. Então é um número razoável,” declarou Adriano Oliveira, doutor em ciência política e um dos responsáveis pelo trabalho.

A pesquisa também tentou diferenciar o número de torcedores entre as pessoas que dizem acompanhar mais futebol. Das pessoas que disseram que sempre acompanham futebol, 45,6% apontaram o Sport como clube favorito, enquanto 39,1% disseram torcer para o Santa Cruz e 12,4% disseram torcer para o Náutico. Entre as pessoas que acompanham “às vezes”, 43,2% disseram torcer pro Sport, 30% pro Santa Cruz e 16% pro Náutico. Já os que nunca acompanham futebol, 57,5% apontaram não torcer pra nenhum clube, com o Sport ficando com 10%, o Náutico com 5% e o Santa com 4%.

Domínio paulista entre as equipes de outros estados

Além das equipes pernambucanas, a pesquisa também perguntou sobre o interesse no futebol de outros estados. 26% disseram torcer para uma segunda equipe no Brasil. Destaque para o predomínio do futebol paulista entre os fãs. Dos quatro primeiros times, três são paulistas: o Corinthians aparece em primeiro, com 27,2%, o Palmeiras fica em terceiro, com 16%, e o São Paulo surge na quarta posição na preferência dos recifenses, com 9,9%. A segunda posição ficou com o Flamengo, única equipe fora de São Paulo entre as quatro primeiras colocadas, com 17,3%.

Atual campeão da Libertadores, o Grêmio ficou em quinto, com 6,2%. Entre as equipes do Nordeste, o Bahia ficou com 1,9%, enquanto que o Vitória obteve 1,2%.

Confira os dados na arte abaixo:

 

content_copyCategorized under