Para PSB, pré-candidatura de Barbosa é ‘irreversível’

Para PSB, pré-candidatura de Barbosa é ‘irreversível’

access_time 16 de abril de 2018 Este post foi lido 103 vezes
O líder do PSB na Câmara, deputado Julio Delgado (MG), afirmou nesse domingo (15) que o resultado da pesquisa divulgada pelo Datafolha mostra que o lançamento da pré-candidatura de Joaquim Barbosa seria “irreversível”.

Na primeira sondagem em que foi testado em todos os cenários, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) tem entre 8% (no cenário com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva) e 10% (sem o petista) das intenções de voto, em empate técnico com nomes que foram lançados há meses – como Ciro Gomes (PDT), que tem entre 5% e 9%, e Geraldo Alckmin (PSDB), entre 6% e 8%.

“Com estes números, com uma semana de filiação, não tem mais volta”, afirmou o parlamentar mineiro.

Delgado disse que ele e o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, devem se reunir nos “próximos dias” com Barbosa para acertar detalhes do lançamento da pré-candidatura. “Ele deu o primeiro passo, agora vamos tratar do tema do lançamento, mas sem açodamento”, disse Siqueira.

Liderança

Preso na Lava Jato, Lula ainda lidera a pesquisa, com até 31% das intenções de votos em três cenários em que seu nome é testado pelo Datafolha. Depois dele, aparecem o deputado Jair Bolsonaro (PSL), com pontuação de 15% a 17%, e Marina Silva (Rede), de 10% (com Lula) a 16% (sem Lula).

Em nota, o PT criticou os critérios da pesquisa e reforçou que Lula continua sendo o candidato do partido. “Para o PT, a definição de candidatura para as eleições de outubro de 2018 está clara: Lula será o nosso candidato aconteça o que acontecer”, diz o texto.

Já Marina falou que está comprometida com debate e não com embate, e que há “risco da extrema polarização do debate político”.

Com 1% das intenções de voto, o ex-ministro Henrique Meirelles, pré-candidato do MDB, disse que a pesquisa veio “dentro do esperado”.

Do Estadão Conteúdo e Diário de Pernambuco.
content_copyCategorized under