Governo Municipal de Sertânia realiza ações de prevenção ao suicídio

Governo Municipal de Sertânia realiza ações de prevenção ao suicídio

access_time 10 de setembro de 2018 Este post foi lido 357 vezes

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (10) Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida no mundo, a cada três existe uma tentativa. No Brasil um suicídio ocorre a cada 45 minutos e são cerca de 1 milhão no planeta.  Os números são alarmantes e preocupado com essa situação, o Governo Municipal de Sertânia promove atividades de conscientização sobre o tema dentro da campanha nacional Setembro Amarelo.

Entre as principais vítimas de suicídio estão jovens, de 15 a 29 anos, e também crianças e adolescentes, sendo uma das principais causas de mortes desse público. Sendo assim a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação promove ao longo deste mês nas escolas do município palestras que têm o objetivo de chamar a atenção para o problema e principalmente apresentar possíveis soluções, já que o suicídio é uma causa de morte evitável. As primeiras palestras aconteceram nesta segunda-feira (10) na Escola Professor Jorge de Menezes, Amaro Lafayette e O Pequeno Príncipe.

O ciclo de debates ainda passará pela EREMOB, ETE Arlindo Ferreira dos Santos, Etelvino Lins de Albuquerque, Coronel Ernani Gomes em Rio da Barra, Escola Laura Alves Feitosa Chaves em Algodões e Escola Manoel Monteiro dos Santos no Povoado de Moderna. Ainda haverá palestras na sede do CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) e nas UBSFs (Unidade Básica de Saúde da Família).

Na próxima quarta-feira (12) a partir das 14h haverá um grande momento voltado para o público em geral na quadra da Escola Etelvino Lins de Albuquerque onde ocorrerá a apresentação de uma peça teatral do NUCA (Núcleo de Cidadania e Apoio ao Adolescente), também acontecerá palestra educativa e motivacional ministrada por Teto Fonseca de Campina Grande-PB. Logo depois será realizada uma caminhada até a praça de eventos Olavo Siqueira e o encerramento contará com a apresentação do grupo de dança 7 cores. Todas as ações fazem parte da campanha Setembro Amarelo que traz para a agenda de discussões da sociedade o suicídio.

palestras-2 palestras-3 palestras-4

content_copyCategorized under