Governo Municipal de Sertânia inicia campanha Novembro Azul

Governo Municipal de Sertânia inicia campanha Novembro Azul

access_time 5 de novembro de 2018 Este post foi lido 38 vezes

Depois do sucesso da campanha Outubro Rosa, o Governo Municipal de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, lança o movimento Novembro Azul, voltado para o público masculino, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, que no Brasil é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

Os homens de Sertânia, a partir dos 40 anos podem procurar a Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima para marcar o exame de PSA, que é uma substância produzida por uma célula presente na próstata. Tem como principal função verificar a presença de um câncer e pode ser avaliado através de um exame de sangue.

Outras ações foram programadas, no dia 21, os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana receberão orientações sobre o câncer de próstata, também serão realizadas atividades físicas. Já no dia 22, nos postos de saúde, acontecerão palestras, consultas médicas e solicitação de exames.

No dia 23, os membros do CAPS também receberam informações sobre a campanha Novembro Azul e seu objetivo. A Secretaria de Saúde está adotando estratégias para fazer com que os homens tornem-se inseridos na atenção básica.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que até o fim de 2018, mais de 60 mil casos serão registrados no Brasil. No estado de Pernambuco a estimativa é de 68,20 casos para cada 100 mil habitantes. Se descoberto no inicio a chance de cura chega a 90%.

A campanha Novembro Azul nasceu na Austrália em 2003, quando um grupo de homens decidiu realizar um movimento com o propósito de arrecadar dinheiro para o combate ao câncer de próstata. A ação ganhou força e espalhou-se para vários outros países. A iniciativa aproveita também o ensejo do dia 17 de novembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

content_copyCategorized under