Hoje é dia de conferir listão dos aprovados no Sisu

Hoje é dia de conferir listão dos aprovados no Sisu

access_time 28 de janeiro de 2019 Este post foi lido 447 vezes

 

Depois de seis dias de expectativa, essa segunda-feira (28) é dia de conferir a lista dos candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma online coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em graduações. As inscrições acabaram às 22h59 de domingo, no horário de Pernambuco.

Para 235.461 feras aprovados, depois de comemorar a conquista da vaga, é hora de providenciar documentos para matrícula. Quem não passou deve ficar atento ao prazo para se inscrever na lista de espera.

A boa notícia é que na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), instituição com mais vagas no Estado (são 6.972, distribuídas nos câmpus de Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru), em média 50% das vagas não são preenchidas na primeira chamada.

Vão, consequentemente, para os remanejamentos. Há exceções em cursos concorridos como medicina. Em 2018, 20 das 70 vagas ofertadas na capital para futuros médicos não foram ocupadas pelos feras que apareceram no listão.

Na Universidade de Pernambuco (UPE), que teve 1.740 vagas no Sisu, a média de vagas que não são ocupadas por candidatos aprovados na primeira chamada é também de 50%, assim como na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Já na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sobram cerca de 40% das vagas.

Fera de direito, Camila Sposito Coutinho, 17 anos, está na maior expectativa para conferir o resultado da seleção. “As médias esse ano aumentaram muito, se comparado com 2018. Tive uma nota alta, mas não sei se vai dar para passar. Espero que sim”, diz a ex-aluna do Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Camila concorre na UFPE. Já foi aprovada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

LISTA

Vale lembrar que a partir desta edição os candidatos selecionados na chamada regular (primeira ou segunda opção) não poderão mais participar da lista de espera. Segundo o MEC, a mudança ocorreu para reduzir o número de vagas ociosas.

Aqueles que não passaram deverão acessar novamente o sistema e se inscrever, de amanhã até dia 5 de fevereiro, na lista de espera. Outra novidade é que o candidato terá que escolher qual dos dois cursos vai querer seguir concorrendo nos remanejamentos.

As matrículas são feitas nas universidades de quarta-feira (30) até dia 4. Em 7 de fevereiro terá início a convocação dos candidatos das listas de espera.

Do JC Online.

content_copyCategorized under